background

Dúvidas

Separamos algumas questões que podem te ajudar a compreender melhor os nossos serviços e os nossos produtos como financiamento de veículos e seguros. Confira:

Boletos e Pagamentos

Cadastro Sou Cliente

Informações Financiamento

Alterações de Contrato

Informações Gravame

Documentos Financiamento

Alteração Cadastral

Informações Cobrança

Informações DDA

Boletos e Pagamentos

Você pode emitir os boletos avulsos das parcelas do seu financiamento em nossa plataforma digital.‎‎

Basta acessar a área Sou Cliente, e na página inicial selecionar a opção “Segunda via da parcela”.

Se precisar de ajuda, nossa equipe está à disposição na Central de Relacionamento para emitir boletos para você. Conte com a gente!

É simples! Acesse a área Sou Cliente, vá até o menu principal e selecione "Pagamentos"e em seguida, escolha “Quitar Financiamento”.

Se precisar de ajuda, nossa equipe está à disposição na Central de Relacionamento para simular valores de quitação e emitir o boleto de quitação para você. Conte com a gente!

Você pode simular os valores para pagamento antecipado e gerar boletos de antecipação de pagamento aqui mesmo no site, acessando a área Sou Cliente, vá até o menu principal e selecione "Pagamentos" e em seguida, escolha “Antecipar parcelas”.

Se precisar de ajuda, nossa equipe está à disposição na Central de Relacionamento para simular valores e emitir boletos para você. Conte com a gente!

Atraso de até 5 dias

É simples! Acesse a área Sou Cliente e, logo na página inicial, selecione a opção “Pagar parcela em aberto”. O boleto atualizado estará disponível para emissão.

Atraso maior que 5 dias

Nesse caso, o boleto não ficará disponível para emissão automática. Para regularizar o pagamento, você precisará entrar em contato com um dos nossos escritórios de cobrança parceiros. Em nossas plataformas digitais, você encontrará o nome e o telefone do escritório responsável para falar diretamente com eles.

É simples! Acesse a área Sou Cliente, vá até o menu principal e selecione "Pagamentos" e em seguida, escolha “Quitar Financiamento”.

Se precisar de ajuda, nossa equipe está à disposição na Central de Relacionamento para informar o saldo devedor e emitir boletos para você. Conte com a gente!

Aqui no site, você encontra a área Sou Cliente, um espaço exclusivo para gerenciar seu contrato de financiamento de forma prática e rápida.‎

Você pode:

- Emitir a 2ª via do boleto atualizado;

- Consultar pagamentos realizados;

- Simular a antecipação de parcelas ou quitação do contrato e gerar boletos;

- Baixar diversos documentos como o Demonstrativo de Pagamentos (IR);

- Consultar e pagar débitos do DETRAN, como IPVA, multas etc.

Se ainda não tem cadastro, faça agora e aproveite todos os serviços disponíveis!

Para solicitar o reembolso de um pagamento em duplicidade, basta encaminhar o comprovante de pagamento para o e-mail da nossa Central de Relacionamento: centralatend-financeira@stellantis.com.

No e-mail, não se esqueça de informar o número da parcela paga em duplicidade, o CPF do titular do contrato e um telefone para contato.

Nossa equipe vai analisar a situação e te dará um retorno em até 3 dias úteis.

Se a sua parcela foi paga fora da ordem correta, não se preocupe!

Podemos ajustar através da inversão de parcelas e direcionar o pagamento para a parcela certa.

É só entrar em contato com a Central de Relacionamento, 48 horas após o pagamento invertido ter sido realizado.

O processamento do pagamento pode levar até 48 horas.

Por favor, aguarde esse prazo para que a baixa da parcela seja registrada no sistema.

Se, após esse período, a parcela ainda constar em aberto, envie uma cópia do boleto pago e do comprovante de pagamento para a Central de Relacionamento: centralatend-financeira@stellantis.com.

No e-mail, não se esqueça de informar o número da parcela paga, o CPF do titular do contrato e um telefone para contato.

Nossa equipe vai analisar a situação e te dará um retorno em até 3 dias úteis.

Cadastro Sou Cliente

Para realizar seu primeiro acesso, siga os passos abaixo:

1. Acesse a área Sou Cliente e clique em "É o seu primeiro acesso?".

2. Preencha as informações solicitadas:

- CPF do titular do contrato de financiamento

- Número do contrato de financiamento;

- Endereço de e-mail cadastrado na proposta de financiamento;

- Data de nascimento do titular (ou, no caso de pessoa jurídica, a data de fundação da empresa);

3. Para validar a criação do cadastro, será necessário passar por um processo de segurança. Você poderá escolher receber o código de verificação por e-mail ou SMS, que será enviado para os dados cadastrados na proposta de financiamento no momento da contratação.

4. Digite o código de 6 dígitos que você receberá.

5. Por fim, crie uma senha segura, com no mínimo 6 caracteres, contendo ao menos um carácter especial e um número.

Para realizar a redefinição de senha, siga os passos abaixo:

1. Acesse a área Sou Cliente e clique em "Esqueci minha senha?".

2. Preencha as informações solicitadas:

- CPF do titular do contrato de financiamento;

- Número do contrato de financiamento;

- Endereço de e-mail cadastrado na proposta de financiamento;

- Data de nascimento do titular (ou, no caso de pessoa jurídica, a data de fundação da empresa);

3. Responda à pergunta secreta relacionada ao seu financiamento, como o endereço, dados do veículo, entre outros.

4. Crie uma senha segura, com no mínimo 6 caracteres, contendo ao menos um carácter especial e um número.

5. Para validar a criação do cadastro, será necessário passar por um processo de segurança. Você poderá escolher receber o código de verificação por e-mail ou SMS, que será enviado para os dados cadastrados na proposta de financiamento no momento da contratação.

6. Por fim, digite o código de 6 dígitos que você receberá.

Prontinho! Agora você já pode utilizar sua nova senha na próxima vez em que for entrar na sua conta.

O bloqueio da senha ocorre por questões de segurança, quando há várias tentativas de login com a senha incorreta.

Para garantir a sua proteção, o desbloqueio deve ser feito exclusivamente pela Central de Relacionamento.

Após o desbloqueio, caso você não se lembre da senha cadastrada, recomendamos que faça o processo de redefinição de senha e crie uma nova senha, garantindo que o bloqueio não aconteça novamente.

Se durante a criação do seu cadastro você notar divergências em dados como endereço de e-mail, telefone ou data de nascimento ou data de fundação da empresa, será necessário, por questões de segurança, solicitar a atualização cadastral diretamente na Central de Relacionamento.

Informações Financiamento

O financiamento é uma forma de crédito em que uma instituição financeira disponibiliza o valor necessário para a compra de um bem, seja por uma pessoa física ou jurídica. No caso do financiamento de veículos, o carro fica registrado no nome do comprador, mas com alienação fiduciária, ou seja, vinculado à instituição financeira até que todas as parcelas do contrato sejam quitadas.

Encontre uma concessionária das nossas marcas Citroën, Fiat, Peugeot, Jeep ou RAM e descubra o carro novo ou seminovo que mais combina com você.

Aproveite para fazer uma simulação de financiamento com as condições especiais que preparamos!

Não há possibilidade de refinanciamento do contrato, mas você pode transferir o financiamento para outra pessoa por meio da Cessão de Direitos, desde que o novo titular passe pela análise de crédito e seja aprovado. Se tiver interesse, consulte as regras e condições.

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é uma forma de financiamento que permite a compra de bens e serviços tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Durante o contrato, o bem adquirido fica alienado como garantia do pagamento, ou seja, vinculado à instituição financeira até a quitação total.

O CET (Custo Efetivo Total) representa o valor total de um financiamento, incluindo juros, tarifas, tributos, seguros e demais encargos. Regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional através da Resolução, o CET garante mais transparência, permitindo que você compare as condições antes de contratar um financiamento.

A CCB (Cédula de Crédito Bancário) é um título de dívida emitido por uma instituição financeira, utilizado em operações de crédito, como empréstimos e financiamentos para formalizar o compromisso de pagamento da dívida.

A CCB especifica o valor emprestado, as condições de pagamento, os juros, prazos e, caso haja inadimplência, os direitos do banco para cobrar a dívida.

A Tarifa de Cadastro é uma cobrança aplicada no momento da contratação do financiamento.

Ela é destinada à realização de pesquisas em serviços de proteção ao crédito, consulta a bases de dados e informações cadastrais, além do tratamento necessário dos dados para dar início ao nosso relacionamento.

Alterações de Contrato

Para solicitar a alteração da data de vencimento das suas parcelas, é importante atender aos seguintes critérios:

✅ Pelo menos uma parcela do contrato de financiamento deve ter sido paga.

✅ O contrato de financiamento precisa estar em dia, sem parcelas em atraso.

✅ O vencimento da próxima parcela deve ser igual ou superior a 5 dias.

✅ A nova data escolhida deve estar, no máximo, 29 dias à frente da data atual.

✅ Poderá ocorrer a cobrança de juros pro rata, proporcional ao ajuste da data.

✅ Os boletos das próximas parcelas, já atualizados com a nova data de vencimento, estarão disponíveis para emissão em nossas plataformas digitais somente após 3 dias úteis da efetivação da alteração de vencimento no sistema.

Se estiver tudo certo, acesse a área Sou Cliente, vá até o menu principal, selecione "Solicitações" e depois clique em "Alteração de vencimento das parcelas".

Mas, fique atento!

A solicitação de alteração de vencimento só pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h.

Fora desse horário, o serviço não estará disponível.

A transferência de titularidade do financiamento (Cessão de Direitos), ou seja, a possibilidade de passar o contrato para outra pessoa, pode ser feita desde que algumas condições sejam atendidas:

✅ Pelo menos uma parcela do financiamento já deve ter sido paga.

✅ O contrato precisa estar em dia, sem parcelas em atraso ou despesas de cobrança.

✅ O veículo deve estar livre de débitos, como multas, IPVA e licenciamento.

✅ A transferência só pode ser feita entre pessoas do mesmo tipo (pessoa física para pessoa física ou pessoa jurídica para pessoa jurídica).

✅ O titular atual não pode ser incluído como avalista no novo contrato.

✅ É necessário pagar a tarifa de Cessão de Direitos, cujo valor atualizado está disponível na área logada.

✅ O formulário de solicitação deve ser preenchido corretamente, e todos os documentos precisam ser enviados sem erros.

✅ O novo titular passará por uma análise de crédito e precisa ter o cadastro aprovado.

✅ As condições do financiamento serão mantidas, ou seja, não haverá alterações no prazo, nos valores, na moeda ou nos vencimentos.

Para preencher o formulário, o titular atual (cedente) deve acessar a área Sou Cliente, ir até o menu principal e selecione "Solicitações" e depois clicar em "Transferência do Financiamento".

Se preferir, a transferência de titularidade também poderá ser solicitada ligando para nossa Central de Relacionamento.

A substituição do veículo vinculado ao contrato de financiamento pode ser feita desde que algumas condições sejam atendidas:

✅ O contrato precisa estar em dia, sem parcelas em atraso ou despesas de cobrança;

✅ A troca só poderá ser feita entre veículos da mesma categoria (exemplo: carro por carro, moto por moto);

✅ O novo veículo deve ter um valor igual ou superior ao veículo atual, conforme a Tabela FIPE;

✅ Tanto o veículo atual quanto o novo, devem estar livres de débitos, como multas, IPVA e licenciamento;

✅ É necessário efetuar o pagamento da tarifa de substituição do bem, cujo valor atualizado está disponível na área logada.

✅ O formulário de solicitação deve ser preenchido corretamente, e todos os documentos precisam ser enviados sem erros.>

✅ As condições do financiamento serão mantidas, ou seja, não haverá alterações no prazo, nos valores, na moeda ou nos vencimentos.

Para preencher o formulário, o titular do contrato deve acessar a área Sou Cliente, ir até o menu principal e selecione "Solicitações" e depois clicar em "Substituição de Garantia".

Se preferir, a substituição da garantia também poderá ser solicitada ligando para nossa Central de Relacionamento.

Informações Gravame

O gravame é um registro que indica que um veículo está financiado e vinculado a uma instituição financeira até que a dívida seja totalmente quitada. Esse registro é feito no Detran e serve como uma garantia para a instituição financeira, impedindo a transferência do veículo para outra pessoa sem a quitação do financiamento.

Assim que o financiamento for totalmente pago, a instituição financeira solicita ao Detran a baixa do gravame, permitindo que o veículo fique livre de restrições e possa ser transferido para outro proprietário, se desejado.

Após a quitação de todas as parcelas e demais débitos do contrato, o gravame será baixado automaticamente no Sistema Nacional de Gravames (SNG) em até 10 dias corridos, sem qualquer cobrança adicional.

Depois disso, será necessário comparecer ao Detran para solicitar a emissão de um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo), agora sem a alienação fiduciária do financiamento.

Importante:

- Para evitar qualquer atraso ou problemas na baixa do gravame, o documento do veículo deverá ser emitido com a alienação fiduciária dentro de 15 dias úteis após a assinatura do contrato de financiamento.

- Os custos para a emissão do novo documento do veículo, sem a alienação fiduciária, são de responsabilidade do cliente.

Para solicitar a troca de UF do gravame do seu veículo financiado, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Documentos Financiamento

Você pode solicitar a cópia do seu contrato de financiamento por aqui mesmo.

Vá até a opção "Solicitações" e seleciona a opção de "Cópia do contrato" disponível no canto superior direito.

Os documentos serão enviados para o e-mail cadastrado em sistema em até 3 dias úteis.

Se vai viajar para fora do país com seu veículo, lembre-se de solicitar a Carta de Autorização com pelo menos 15 dias de antecedência.

Para a emissão, é necessário estar com os pagamentos em dia e enviar a cópia simples da apólice do seguro, da Carta Verde e do comprovante de pagamento da Carta Verde. Esse documento é um endosso da seguradora que garante a cobertura do seguro no país de destino, por isso, deve conter os dados do veículo, o nome do país para onde você vai e a data da viagem.

Você pode solicitar a carta de forma simples e rápida acessando a área Sou Cliente, em seguida "Solicitações de Cartas e Declarações" e clicando em "Carta para saída do país".

O prazo para recebimento da carta é de até 7 dias úteis após a solicitação e envio de todos os documentos necessários.

Se preferir, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Quando chegar a hora de fazer sua declaração do Imposto de Renda, você pode emitir a carta de forma rápida e simples!

Basta acessar a área Sou Cliente, ir até "Solicitações de cartas e Declarações" e clicar em "Carta de declaração de Imposto de Renda".

Depois, é só selecionar o ano desejado e fazer o download do documento.

Tudo fácil e sem complicação!

Você encontra diversos documentos e declarações essenciais para acompanhar seu financiamento e organizar a sua vida financeira.

Acesse a opção "Solicitações" e, em seguida, "Solicitações de Cartas e Declarações" para conferir a lista de documentos que você pode emitir ou solicitar o envio:

✅Comprovante de pagamento

✅ Declaração de quitação

✅ Histórico de pagamento

✅ Carta de declaração do Imposto de Renda

✅ Demonstrativo de débito

✅ Carta para saída do país

✅ Carta de anuência

✅ Autorização para 2ª via do CRV

✅ Carta de débito

✅ Declaração anual de quitação de débitos

Tudo de forma prática e rápida, direto na área logada!

Alteração Cadastral

Se precisar atualizar o endereço do seu contrato de financiamento, acesse a área Sou Cliente, vá até o menu principal e selecione "Meu Perfil".‎

Em seguida, clique em "Alterar informações pessoais" e escolha a opção "Endereço".

Você poderá anexar o comprovante de residência atualizado diretamente no campo indicado.

Nosso time interno analisará o documento e atualizará as informações no sistema em até 2 dias úteis.

Para atualizar o e-mail do seu contrato de financiamento, acesse a área Sou Cliente, vá até o menu principal e selecione "Meu Perfil". Em seguida, clique em "Alterar informações pessoais" e escolha a opção "E-mail".

Digite o novo endereço de e-mail no campo indicado e salve a alteração.

Para validar a atualização, enviaremos um código de segurança via SMS para o número de telefone cadastrado.

Para atualizar o telefone do seu contrato de financiamento, acesse a área Sou Cliente, vá até o menu principal e selecione "Meu Perfil". Em seguida, clique em "Alterar informações pessoais" e escolha a opção "Telefone".

Digite o novo número de telefone no campo indicado e salve a alteração.

Para validar a atualização, enviaremos um código de segurança via e-mail, para o endereço de e-mail cadastrado.

Informações Cobrança

Verifique a data de postagem da carta:

Se a carta foi enviada antes da data do pagamento da parcela, você pode desconsiderá-la.

Se foi enviada depois do pagamento, consulte a opção "Pagamentos", em seguida "Histórico de Parcelas" para verificar se há alguma pendência.

Precisa emitir um boleto?

Para atrasos de até 5 dias, você pode gerar o boleto por aqui mesmo, selecione a opção “Pagar parcela em aberto”.

Se o atraso for superior a 5 dias, será necessário entrar em contato com o escritório de cobrança indicado.

Se precisar de ajuda, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Os telefones dos escritórios de cobrança parceiros estão disponíveis aqui no site, na página Fale Conosco.

Se não souber qual escritório está responsável pela negociação do seu contrato, acesse a área Sou Cliente e clique em "Pagar parcela em aberto". Lá, você encontrará o nome do escritório e o telefone para contato.

Se preferir, ligue para a Central de Relacionamento e selecione a opção 3 (Cobrança) no atendimento eletrônico.

Sua chamada será direcionada para o escritório responsável.

Caso as parcelas não sejam pagas, o CPF do titular do contrato pode ser encaminhado para o registro em órgãos de proteção ao crédito como o SERASA e .SCPC.

Mas não se preocupe! Após o pagamento das pendências, a baixa será feita automaticamente, e a exclusão da restrição é realizada em até 5 dias úteis.

É simples!
Para verificar se há uma oferta disponível para sua dívida, acesse o site "Serasa Limpa Nome" e consulte sua situação.
Se houver uma proposta, você poderá escolher a melhor opção e seguir com a negociação diretamente pela plataforma, que está disponível 24hs por dia.

 

Se não encontrar uma opção que atenda às suas necessidades, fale com a gente!
Estamos aqui para ajudar a encontrar a melhor solução para você.

 

Ligue para a Central de Relacionamento e selecione a opção 3 (Cobrança) no atendimento eletrônico.
Sua chamada será direcionada para o escritório responsável.

Informações DDA

É um serviço oferecido pelas instituições bancárias que permite consultar digitalmente todos os boletos emitidos para o seu CPF ou CNPJ diretamente pelo aplicativo, site ou caixa eletrônico do seu banco.

Apesar do nome, o DDA (Débito Direto Autorizado) não realiza débito automático. Ele facilita o acompanhamento das suas cobranças de forma prática, rápida e segura, eliminando a necessidade de esperar o boleto físico para realizar o pagamento.

O cadastro no DDA (Débito Direto Autorizado) deve ser feito diretamente no banco onde você possui conta e realiza seus pagamentos.

A maioria das instituições bancárias oferece a opção de cadastro por meio do aplicativo, site ou caixa eletrônico, mas o processo pode variar conforme o banco. Por isso, é recomendável consultar seu banco para obter as instruções específicas e garantir o acesso ao serviço.

Importante:

A responsabilidade pela efetivação dos pagamentos agendados ou em débito automático é do banco em que você é correntista, e depende da existência de saldo na conta no dia da data programada para o débito.

O DDA (Débito Direto Autorizado) oferece diversas vantagens, como praticidade, segurança e maior controle financeiro.

Com ele, você pode visualizar seus boletos diretamente pelo aplicativo ou internet banking, sem precisar do documento físico. Além disso, é possível escolher quais boletos pagar imediatamente ou agendar o pagamento para uma data futura. Quando autorizado, o valor é debitado na conta no mesmo instante, mas você pode cancelar o pagamento a qualquer momento.

Vale destacar que o DDA não é um débito automático — o pagamento só ocorre com a sua autorização. Essa modalidade reduz o risco de erros de digitação, permite a programação de pagamentos e contribui para a sustentabilidade, diminuindo o uso de papel. Além disso, ao centralizar todas as suas cobranças em um único lugar, o DDA aumenta a segurança contra fraudes.

Após a quitação integral do contrato, ou seja, o pagamento de todas as parcelas, é essencial descadastrar o DDA no seu banco para evitar cobranças futuras de parcelas já pagas. Para obter mais informações sobre como proceder com o descadastramento, entre em contato diretamente com o seu banco.